segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O ''novo'' Atlético e seus velhos erros!


Atlético estreou contra o Arapongas na Arena da Baixada e foi derrotado por 2x1 e jogando muito mal. Apresentou os velhos problemas do ano passado, que custaram a vaga na tão sonhada Libertadores. Sérgio Soares começou o ano com praticamente o mesmo time que encerrou o ano passado, mesma postura e estrutura tática. Apenas alterações de peças que, teoricamente, não iriam mudar tanto a caracteristica do furacão. Rafael Santos no lugar do transferível Rodolpho, Alê no lugar de Chico, e Madson no lugar do reserva Branquinho.
Guerron (7) só tem uma jogada pela direita. Todos sabem disso. Se dá certo, leva perigo, porém isso é raro acontecer. Madson (11) é rápido, habilidoso e tudo mais e só isso. Sucumbiu a marcação no primeiro tempo. Baier (10) ainda sentindo inicio da temporada, também não foi tudo isso, além de sua limitação física pela idade. Diniz (2) e Paulinho (6) também não foram eficientes no apoio. Já Nieto (9) tocou a primeira vez na bola só depois dos 25 minutos do primeiro tempo. Fim do primeiro tempo: 2x0 pro bom time do Arapongas. Ai Sérgio Soares tentou ajudar...
Antes mesmo do intervalo, Deivid já tinha saído para entrada de Branquinho (16). Baier recuou um pouco e no intervalo Ivan Gonzales (17) entrou no lugar de Guerron, pelo lado direito. Eu até então lembro do paraguaio rendendo melhor pela esquerda, mas Madson foi deslocado para aquele setor. Mudanças não surtiram efeito. Atlético fez o abafa, mas sem volume de jogo e sem criatividade. Branquinho pouco produziu, Baier longe de ser genial. As jogadas pelas laterais completamente nulas. Wescley (18) entrou depois no lugar de Nieto e não acrescentou nada. Sérgio Soares tem um longo trabalho pela frente.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O novo Paraná Clube!

Após mais de 6 meses sem atualizar meu querido blog por falta de tempo, empenho e alguma dose de preguiça, volto aqui e talvez numa nova fase do mesmo. A boa e velha Resenha vem com um olhar mais tático. Ou não, afinal bem longe de ser um Mourinho ou um PVC. E sem maiores blábláblá vamos ao tema inicial. O novo Paraná Clube de 2011 com Roberto Cavalo desenvolvendo trabalho inteiro, como sempre reivindicou. Observações, contratações, pré-temporada e etc. Como todo ano, o Paraná Clube formulou todo elenco, permaneceram apenas poucos remanescentes de 2010, fora a perda, até o momento, daquela que seria a principal arma e figura desse time, o garoto Kelvin. Após o amistoso de ontem com o Cerro Portenho, tentei adivinhar o time que Cavalo vê como titular e a que eu, humilde corneteiro, escalaria:


Paulo Henrique (2) e Henrique (6) apoiam com muita frequência e velocidade, porém são deficientes na marcação. Penso então que Cavalo deverá protege-los com 3 volantes. Javier (5) mais fixo, como cão de guarda mesmo. Alan (7) e Camargo (8) com maior liberdade para este último. Tai (10) deve ser o responsável pela ligação no meio com Paulo Matos (11) chegando ao ataque com Deivis (9) que foi o melhor no amistoso, juntamente com Rafael Vaz. Porém, como os laterais que na verdade são alas sobem demais, acho que a tendência é uma proteção com 3 zagueiros, como Cavalo jogou ano passado.


Aqui Javier perde a vaga Para Onildo (3) que entra pelo lado direito da zaga. Carlinhos (5) vira o homem da sobra e Rafael Vaz (4) ganha liberdade para avançar pelo lado esquerdo. Os alas ganham liberdade para jogar, Alan (8) ficaria mais na proteção da zaga. Essa talvez seja a tendência se a zaga ficar vulnerável com apenas 2 zagueiros. Porém, o meu time não seria nenhum desses...


O esquema mais atual e completo do momento seria o utilizado por mim no atual Paraná Clube. Um 4-2-3-1 muito utilizado na Copa da África e na Europa. Entra o garoto Luizinho (11) pela direita, que foi foi muito bem na segunda parte do amistoso, e o também garoto Maicon (7) pela esquerda. Com velocidade suficiente para sempre chegar a frente e colocar Deivis (9) em condição de marcar. Tai (10) fica centralizado como homem de meio campo, responsável pela distribuição das jogadas. No meio, Alan e Camargo teriam que apoiar com menos frequência assim como os laterais. Sei que pode parecer loucura, mas pelo que vi no amistoso contra o Cerro, pra mim esta é a melhor formação. Mais técnica e mais veloz que o tradicional 4-4-2. Apenas uma idéia.