quinta-feira, 1 de julho de 2010

O que é que a Holanda tem?

Brasil e Holanda de enfrentam amanhã as 11hrs ( Brasilia) pelas quartas de final da Copa do Mundo da Fifa, em Porto Elizabeth, na Africa do Sul. E plagiando a famosa estrofe da música da nossa eterna rainha do rádio, Carmem Miranda, coloco em pauta o assunto em debate nos últimos dias: O que é que a Holanda tem? Do que ela é capaz? Hoje pela manhã em um noticiário televisivo um repórter falando diretamente do local do jogo, afirmou categoricamente ‘’Se marcar o Robben e a única jogada que ela tem, o time deles se torna mediano’’.
Mas será mesmo? Pessoalmente não concordo, e não concordo por muito. O camisa 11, Arjen Robben do Bayern de Munique, pode ser sim colocado como o melhor jogador e principal estrela da Laranja Mecânica, mas há vários outros jogadores que não me surpreenderiam se ganhassem respectivo titulo.
Ao seu lado no meio-campo, por exemplo, temos vestindo a camisa 10, Wesley Sneijder, um dos principais jogadores na conquista da Champions League pela Inter de Milão. Extremamente rápido, habilidoso, com grande qualidade no passe e em lançamentos de longa distancia, precisa apenas de um mínimo de espaço para deixar um companheiro na cara do gol, ou ele mesmo decidir a jogada, pois também finaliza muito bem.
No ataque temos Dirk Kuyt, do Liverpool, não tão habilidoso quando os já citados, mais compensa com sua explosão física, movimentação incansável, e oportunismo, bom posicionamento, hora aberto nas pontas, hora centralizado. Fechando o ‘’quadrado’’ ofensivo holandês, temos Robin Van Persie, estrela do Arsenal da Inglaterra. Com uma rapidez impressionante, inteligente, muito habil e enorme categoria em seu pé esquerdo. Finaliza bem, e também sabe servir aos companheiros.
Dos quatro citados, Robben, Sneijder e Van Persie são exímios cobradores de faltas. Como opção no banco as opções também são de muita qualidade, como o Elia do Hamburgo, Babbel do Liverpool, Huntelaar do Milan, além de Van der Vart, meia do Real Madrid, uma espécie de 12° titular, de muita qualidade técnica. Aliando esse poder ofensivo eles tem dois volantes de qualidade como o experiente Van Bommel e De Jong.
Observamos que o ponto fraco holandês seja a defesa, que não conta com craques como o ex-jogador Jaap Stan e o goleiro Van der Sar, que decidiu não atuar mais pelo selecionado holandês. O substituto do goleiro do Manchester, Stekelenburg, passa confiança e tranqüilidade no gol, e a defesa ainda conta com e experiência do lateral esquerdo Van Bronckhorst, com muitos anos e vários títulos pelo Barcelona, hoje atuando pelo Feyenoord.
Vale ressaltar que até agora, a defesa holandesa tomou apenas dois gols na copa, sendo ambos de pênalti. Pelo visto, a Holanda tem, e muita, condição de vencer o Brasil amanhã. A nós resta apenas torcer para que a Seleção brasileira esteja num dia inspirado e desenvolva um bom futebol, pois é jogo tem tudo para ser memorável.