sábado, 16 de maio de 2009

Estréias, Voltas e Pressão!






Após a segunda partida pela 2ª Divisão esse ano, um empate em 0x0 com a Ponte Preta na Vila Capanema, percebi um Paraná Clube diferente. Um time com mais postura, parecendo um pouco mais o Velho Tricolor. Claro que posse me enganar lá na frente, mas os reforços até agora que atuaram, mostram qualidade. Dirley se mostrou um bom zagueiro, Davi um meia de chegada, participativo. Fiquei impressionado também ao ver Bebeto e João Paulo voltarem melhores após o intervalo, sinal que Zetti esta conseguindo tirar do elenco coisas boas nesse momento. Claro que o falta entrosamento, ritmo de jogo, um melhor padrão tático dentro de campo, mas percebemos que os jogadores apresentados não são o bando de cabeças de bagre que nos foi empurrado no Paranaense. E ainda tem o Dinélson pra se apresentar, visualizei ele com o Davi ali no meio criando as jogadas com o Murilo chegando pela direita. No post anterior havia mencionado que havia visto um ponto de luz num túnel enorme e que ele poderia aumentar ou diminuir, vi ela aumentar...um pouco! Mais estou otimista!
Voltas no Mundo da Bola
Há uns 5 anos, quando eu ainda jogava no Coritiba, era da categoria Juvenil. As vezes treinávamos com os juniores, um time mais forte, jogadores de grande qualidade sempre favorito nas competições que participavam. Óbvio que sempre perdíamos os coletivos né, mesmo eu jogando ao lado de Pedro Ken, Marlos entre outros. E nesse time de juniores tinha um atacante, contestado desde aquele tempo, mais era artilheiro, fazia gols, desequilibrava partidas. Seu nome era Bruno Batata. Quando subiu ao profissional eu pensei ''Vai se consagrar né?!'', porém eu estava enganado. Com poucas oportunidades e na época em que a diretoria do alviverde não tinha essa visão de apostar no jogadores da base, ele não se firmou e acabou saindo pela porta dos fundos. A mesma coisa que aconteceu com companheiros de ataque dele que não deram certo e que tinham grande qualidade, Laércio e Thiago Santos. Pois é, Batata saiu, não desistiu e com muito trabalho começou a aparecer no J. Mallucelli no Paranaense deste ano, sendo vice-artilheiro. Com isso desperta o interesse do clube que o ''revelou'' e volta como ''Grande Reforço pro Ano do Centenário!''. Pois é... quantas voltas dá esse mundo da bola né? Ironia ou o que você preferir chamar, tomara que dê certo.


Pressão na Baixada


Já o Atlético segue atrás de um ou até dois atacantes para reforçar o seu elenco. Com a ida do questionado Julio Cesar para o Atlético-MG e a dispensa de Lima, o Furacão ficou apenas com o artilheiro Rafael Moura, e o promissor Wallyson. Esse mesmo dito pela torcida anteriormente como Wallyshow, já passa a ser questionado pela torcida e uma pequena parte da imprensa. Motivo: Gols perdidos! Com a eliminação da Copa do Brasil pelo Corinthians, isso ficou mais evidente. No jogo de volta no Pacaembú, perdeu duas chances incríveis, que garantiriam a classificação para as quartas de final. E o garoto dá sinais que a pressão sobre ele pode estar fazendo mal já. A procura de reforços é escancarada na imprensa, com jogadores de nome nacional cogitados. Agora fica a pergunta? É justo culpa-lo desta forma? Tomara que não cometam a injustiça já cometida anteriormente pelos lados do CT do Caju.









terça-feira, 12 de maio de 2009

Tudo que um bom bêbado deveria saber sobre a ressaca...

Como não poderia ser diferente, vou falar sobre um assunto cujo qual eu conheço muito bem... a ressaca!
Todos têm, já tiveram ou vão ter um dia, salvando alguma exceções, quem não bebe por opção, ou a religião não permite! Hehehe...

Então vamos lá...

01 - O que acontece com o corpo?
Conhece a história do "bateu, levou"? Ressaca é isso. Uma resposta do organismo a uma agressão que sofreu. Funciona assim: o corpo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia. Resultado: Nós ficamos fracos e sonolento. O excesso de álcool também inflama o aparelho digestivo, faz a cabeça doer, provoca náuseas, vômitos e aumenta a sensibilidade à luz. Enfim, ressaca só não dá pereba.

02 - Por que a dor de cabeça é insuportável?
O álcool desidrata o corpo, do dedão do pé ao cérebro. Da seguinte maneira: o etanol inibe a produção do hormônio antidiurético, e sem ele a gente faz muito mais xixi. Engoliu cuspe, pronto: é hora de ir ao banheiro. Portanto, a cabeça dói porque os neurônios sentem sede, literalmente.

03 - Isso mata ou só é chato pra burro?
A menos que você queira se jogar do 76º andar, ressaca não mata. Todos os sintomas desaparecem em 24 horas. Mas alto lá: se você ficar de ressaca todo dia, também pode acabar com gastrite, pancreatite, cirrose. Aí, sim, não vai durar muito.

04 - Por que a ressaca só aparece no dia seguinte?
Porque é durante o sono que o corpo do bebum trabalha para absorver todo aquele álcool que ele botou para dentro. De manhã, com o serviço feito, é hora de disparar os sintomas desagradáveis.

05 - Qual a diferença entre ressaca e coma alcoólico?
A quantidade de etanol que o camarada bebeu. Até determinado ponto, ele vai sentir dor de cabeça, vomitar, se arrepender e depois fica tudo bem. Além desse ponto, a taxa de açúcar no sangue cai! Drasticamente! O coração pode parar de bater devido à inibição que o álcool produz nos centros nervosos do cérebro responsáveis pelos batimentos; o camarada perde a consciência.
Resumindo, é encrenca da grossa.


06 - Beber de barriga vazia é pior?
Muito pior. Ter comida na pança significa que o etanol não estará sozinho na corrida da digestão. O organismo vai dividir as energias entre as duas tarefas, e isso tornará mais lenta a entrada do álcool na corrente sanguínea.

Antes da Farra - A preparação

07 - Mas comer o que? Chuchu, rabada, macarrão?
De preferência, alimentos ricos em sal e gordura. Castanha, amendoim, queijo e, para extrapolar, salaminho. "O sal e a gordura estimulam a secreção de substâncias estomacais que protegem o estômago do álcool".

08 - Tomar uma colher de azeite antes de enfiar o pé na jaca ajuda?
Azeite também é gordura, portanto ajuda. Então pegue a sua colher de azeite, despeje-a num prato, adicione sal e mergulhe pedaços de pão na mistura. Isso ajuda e muito!

09 - A propaganda diz para tomar um Engov antes e outro depois. Não
pode ser dois depois?
Até pode. Um ou dois antes é que não adianta nada. Ainda não inventaram remédio que previne contra a ressaca. Tudo o que existe apenas dribla os sintomas. O Engov tem hidróxido de alumínio, que alivia os males digestivos; tem AAS, que é um analgésico; e tem cafeína, que contrai os vasos sanguíneos dilatados pelo álcool e, assim, diminui o mal-estar.

Vamos cuzido... continue lendo que vale a pena!

10 - A ressaca de vinho é a pior de todas.Confere?
Não. As bebidas com teor alcoólico mais alto, como destilado (uísque, vodka, pinga) é que provocam maior estrago. Elas são absorvidas mais rapidamente pelo corpo. Por dedução lógica, os fermentados (vinho e cerveja) fazem menos mal, certos? Cuidado: tudo gira em torno da quantidade.

Durante o Porre - Controlando os Riscos

11 - Então, o que eu faço para acordar legal amanhã?
O truque é simples e eficiente: intercale um copo d'água entre dois de bebida alcoólica. A água é o verdadeiro santo remédio anti-ressaca. Ela reidrata, dilui o álcool e facilita o trabalho dos rins e do fígado. Sem dizer que também empanturra. Numa pança cheia d'água cabe menos pinga. Trocar a água por suco ou refrigerante também pode. Essas bebidas são ricas em carboidratos, que viram energia e ajudam a metabolizar o álcool.

12 - O camarada que fuma enquanto enche o caneco vai ter uma ressaca
mais branda?
Pelo contrário, álcool e fumo formam uma dobradinha mais perigosa do que Caniggia e Maradona na Copa de 90. Quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação.

O Dia Seguinte - Planos de Contingência

13 - Danou-se. Acordei de ressaca. Por que o gosto de cabo de guarda-chuva na boca?
Por causa da desidratação. A boca fica seca e o paladar capta o sabor ácido das substâncias que o estômago despeja para processar o álcool.

14 - O que é melhor comer nessa hora?
Alimentos de fácil digestão para não estressar ainda mais o organismo, já detonado pelo esforço de processar o álcool. Os campeões: frutas, para reidratar e repor as vitaminas, e pão, batata e massas, para obter glicose rapidamente e fornecer energia ao corpo.

15 - Correr para a academia e malhar feito um louco ajuda?
Falou Superman. O pobre-diabo do manguaceiro não tem forças nem para ir ao banheiro, quem dera para correr na esteira. E, para fazer exercício, o corpo precisa de glicose, a mesma que está sendo usada na recuperação pós perder o contato com a torre. Vai querer dividir?

16- O que eu faço pro meu quarto parar de rodar? Botar o pé no chão ajuda, mas o que se deve fazer é repousar. Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. A ressaca aumenta a sensibilidade à luz.

Aproveite o momento introspectivo: "Nunca mais vou botar uma gota de álcool na boca".

Ressaca tem que terminar sempre com uma baboseira dessas.

Se for para ser bêbado, seja um bêbado informado!!!

Por: João Balão

domingo, 10 de maio de 2009

Estréias e mais estréias!



Daee rapaziada... vamos estrear essa parada aqui. Tive a ideia de criar esse espaço para falarmos ''um pouco sobre tudo''. E contamos com os comentários de todos ai para criarmos sempre mais polêmicas, debates sadios sem agressões pessoais. A vontade para falarmos o que quisermos e talvez ouvirmos o que não queremos, mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.


-----------------------





Começou o Brasileirão, e os paranaenses perderam todas... tanto na A quanto na B. O Paraná Clube num completo amontoado de jogadores sofreu derrota por 2x0 do Bahia fora de casa. Mais pelo que vi há coisas boas para serem tiradas do jogo. Aos 2 minutos o Bahia já tinha aberto o marcador, aos 19, numa falha do goleiro Nei, a diferença aumentou. E pra finalizar a tragédia no 1º tempo, o zagueiro Marcelo foi expulso de maneira infantil, quis imitar o Juan do Flamengo no lance com o Maicosuel, mas como não joga no time carioca... Foi expulso. Mas aonde estão as coisas boas? Bom o Tricolor teve mais volume de jogo que o Bahia, e no segundo mesmo com dois a menos, Aderaldo tinha levado vermelho também, o Paraná resistiu e contou com algumas boas defesas de Nei, e falta de pontaria dos atacantes do Bahia. Zetti não tinha muito o que fazer, opções nulas no banco e com a chuva que caia, se segurou do jeito que pode. Posso estar otimista demais, mas vi um minúsculo ponto de luz no fim do túnel, dependendo do que acontecer a sexta feira contra a Ponte Preta na Vila Capanema, esse feche de luz pode aumentar, ou simplesmente deixar aquela sensação frustrante de que era apenas impressão!
----------------------------
A dupla Atle-Tiba tambem não foi feliz na estréia. O Coxa sofreu uma derrota para o Palmeiras de virada pelo placar de 2x1. Detalhe pro gol da vitória palmeirense, marcado por Keirrison. Já o Atlético perdeu em casa para o Viria por 2x0. Vaiado pela torcida, não apresentou o bom futebol dos 1º's tempos contra o Corinthians.
---------------------------
No geral, destaques pro golaço do Nilmar contra um Corinthians sem Ronaldo e mais meio time, e para vitória magra do Vasco na estréia na Série B, 1x0 sobre o time do asilo, ou melhor, Brasiliense. Gol do ex-paranista Rodrigo Pimpão.
por Vina.